sábado, 20, abril ,2024
NOTÍCIAS

Eleições CAU 2023: veja a gravação da 17ª Plenária que aprovou novas datas para votação

O Plenário do CAU Brasil aprovou a nova data da votação nas Eleições do CAU: 16 e 17 de outubro. A votação será feita em dois dias para evitar congestionamentos no sistema. Na última terça-feira, 10 de outubro, a votação foi cancelada em razão do Sistema de Votação “VotaOnline”, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), ter registrado instabilidade a partir das 8h da manhã.

As datas foram propostas pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), cuja coordenadora, arquiteta e urbanista Cristina Evelise, participou da reunião, detalhou os fatos ocorridos e explicou o motivo das novas datas, escolhidas para não impactar demasiado no calendário eleitoral. Também esclareceu dúvidas dos conselheiros federais.

“No dia 10 não seria possível ter um recorte da votação com um intervalo na computação dos votos, isso iria fragilizar a segurança do resultado”, afirmou a coordenadora da CEN. E por problemas técnicos o período da votação não poderia ser estendido. “Na reunião com o TRE- TO, destacamos que precisamos de uma solução segura, uma garantia de que o que aconteceu não vai se repetir.”

A sugestão da CEN foi acatada por 25 fotos a favor contra duas ausências. A 17ª. Plenária Extraordinária, realizada remotamente no dia 11, foi transmitida ao vivo. Se você não acompanhou ou quer rever, a gravação está disponível no canal do YouTube do CAU Brasil.

Clique aqui e veja a gravação da 17ª Plenária Extraordinária

Fonte: CAU/BR